Clique nas imagens para ampliar
O dispositivo de proteção contra surtos atmosféricos é um equipamento fabricado para reconhecer a presença de sobretensões transitórias na rede e descarregá-las para o sistema de aterramento, antes que alcancem os aparelhos eletroeletrônicos. Logo, o dispositivo de proteção contra surtos atmosféricos é uma espécie de disjuntor que é desarmado quando a descarga elétrica causada por um raio o atinge.
O dispositivo de proteção contra surtos atmosféricos integra o SPDA – sistema de proteção contra descargas atmosféricas – que, por sua vez, está regulamentado pela norma NBR 5419/2015. Para garantir a segurança e a proteção da rede elétrica os projetos, as instalações, as adequações, as manutenções, os laudos e relatórios técnicos e os laudos periciados e ART – Anotação de Responsabilidade Técnica – devem obedecer à norma vigente.
Existem algumas opções de aplicação do dispositivo de proteção contra surtos atmosféricos, tais como: redes de distribuição de energia elétrica, linhas de telecomunicações, painéis de energia solar fotovoltaica, proteção de transformadores e luminárias urbanas e quadros de distribuição de edificações comerciais e residenciais.
OS TIPOS DE DISPOSITIVO DE PROTEÇÃO CONTRA SURTOS ATMOSFÉRICOS E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Existem três classes de dispositivo de proteção contra surtos atmosféricos, cada qual com sua característica própria de instalação e uma aplicação distinta. São elas:
- Classe 1 – é um dispositivo de proteção contra surtos atmosféricos para a blindagem primária. Ele é empregado em locais sujeitos a descargas atmosféricas diretas como áreas urbanas periféricas ou rurais. Sua instalação é feita no quadro geral de baixa tensão. Possui capacidade para descarregar as correntes parciais de um raio.
- Classe 2 – utilizado em áreas urbanas, o dispositivo de proteção contra surtos atmosféricos dessa classe, é capaz de descarregar as correntes induzidas que adentram os edifícios. Assim, ele protege o ambiente contra os efeitos indiretos de uma descarga atmosférica. Esse dispositivo é instalado nos quadros secundários de distribuição.
- Classe 3 – especialmente desenvolvido para a proteção de aparelhos vinculados à rede elétrica, à linha de dados e linhas telefônicas. Para tal, esse dispositivo é instalado próximo a esses equipamentos.
Para ter a garantia de segurança contra os surtos atmosféricos, é necessário contratar uma empresa de confiança, experiente em instalação de dispositivo de proteção contra os surtos atmosféricos, um exemplo disponível no mercado é a RG Engenharia.
EXCELÊNCIA NO RAMO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
A RG Engenharia é uma empresa do segmento de engenharia elétrica que atende todo o Estado de São Paulo e o Brasil. Seguindo as normas técnicas vigentes para a atuação no ramo, ela presta serviços de engenharia a distribuidores autorizados, revendedores, empresas de manutenção, indústrias de diversos segmentos e da construção civil.
Para saber mais sobre Dispositivo de proteção contra surtos atmosféricos
Ligue para 11 2083-7311 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!